sábado, 3 de setembro de 2016

"Causo" mineiro

(Texto originalmente publicado no facebook, no dia 26/08/2016),
Hoje, oficialmente, é meu aniversário (cuma?).
PS: leia até o fim, é engraçadinha a história
Explico: no meu registro de nascimento, eu nasci hoje, dia 26. Minha chegada neste mundo é cheia de curiosidades. Meu pai começou a levantar a nossa casa no mesmo ano em que nasci, por isso estava cheio de dívidas. Na época se cobrava pelo registro e tinha um prazo máximo que se podia atrasar, senão, além da taxa, também se pagava uma multa por atraso. Quando meu pai conseguiu o dinheiro pra pagar o registro, já havia passado esse prazo, assim o tabelião me registrou em outro dia, dentro daquele prazo sem cobranças extras. Eu me lembro de quando olhei minha certidão e percebi o erro, fiquei revoltada. Não lembro quantos anos eu tinha, mas era criança ainda. Depois descobri que meus irmãos também não foram registrados no mesmo dia em que nasceram, só que com a data certa de nascimento, foi quando me contaram essa história da tal multa. Prometi a mim mesma que quando crescesse, trataria de corrigir este erro pleiteando na justiça a mudança do meu registro. Aí descobri que isso dá tanto trabalho que comecei a pensar que talvez eu devesse usar minha energia em outras coisas. Com o tempo comecei a achar graça nisso, tipo, chego num serviço qualquer, mostro meu RG e a pessoa me dá os parabéns. A primeira vez que isso aconteceu, eu levei uns minutinhos pra entender pq aquela estranha estava me parabenizando, aí ela percebeu meu estranhamento e me contou: "hoje é seu aniversário" (a louca, né kkkk).
Sendo assim, por aqui é aniversário o mês todo. Se alguém quiser me cumprimentar hoje também, aceito e agradeço, de bom grado .
Mas o mais curioso, e engraçado, sobre minha vinda ao mundo, NÃO é essa história, mas a do meu nome. Meus irmãos se chamam Nelson, Nelma e Elda. O combinado era de que eu me chamaria Elton, se fosse menino, ou Elaine, se fosse menina, pra combinar com a caçula Elda. Aí veio eu, que por sei lá qto tempo, mais de um mês, eu calculo por cima, me chamei Elaine. Meu querido pai chega em casa um dia, com o tal registro, e diz assim: pode chamar ela de Elaine, mas o nome dela é Nivia (é de cair o c. da b., né?). Fico imaginando a cara da minha mãe e das minhas irmãs, como eu queria ter a memória deste dia! Um fanfarrão este meu pai! Ele diz que colocou esse nome por conta da atriz Nivea Maria, que na época, fazia uma novela e tinha "uma carinha linda" - palavras dele.
Mas... pq a história parece não ter fim, desconfio que não foi por isso não. Embora todo mundo conheça meu pai por Anízio mecânico, o nome dele é ANIVIO, veja bem, eu tenho o nome dele. Ha! ou Ra! Esse pedaço da história é inferência minha. Meu pai, na sua simplicidade, deve ter achado o nome da atriz parecido com o dele, mas eu adoro pensar que temos o mesmo nome. Adoro contar essa história e morro de rir dela. E sendo bem sincera, gosto mais de Nivia mesmo, até pq na minha adolescência, todas as minhas amigas achavam que toda Elaine era, bom, deixa pra lá (entendedoras entenderão rsrs).
E é isso, comemoro OFICIALMENTE minha chegada aos 40 compartilhando esse pormenor de minha vida que tanto me faz rir. FIM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário