quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Cores

Estava decidida a dormir até tarde hoje, já que não temos nenhum compromisso com hora marcada pra esta manhã, mas o sono escapou de mim à primeira mamada do dia.
Rola pra cá e pra lá, me lembrei das cores todas na geladeira esperando para serem transformadas em alimento. Pulei da cama e vim pra cozinha decidida a aproveitar as horinhas de folga pra fazer um pão de beterraba.

Purê de beterraba


Chegando à cozinha, decidi também encarar as mini berinjelas e adiantar um risoto para o almoço. E assim passei duas longas horas, devaneando, aproveitando a paz de estar só, apenas com a multidão que mora em mim (risos).

Mini berinjelas: lindas!


Cozinhar é uma das coisas que mais amo fazer, mas tornou-se uma grande tortura nos últimos tempos, porque virou obrigação. E tudo que vira obrigação, ganha um peso. E pra mim, cozinhar não se resume a preparar um alimento. Para mim é antes, uma forma de introspecção. Uma forma de mergulhar no meu mundo interno e devanear, processar todas as informações que recebo tododiatodahora. De viajar no tempo e no espaço, inventar histórias, fazer planos, pensar besteira, deixar vir o que tiver de vir, seja amor, seja dor.

Nesta fase da minha vida, em que sou mais dona de casa e mãe que qualquer outra coisa, não tenho mais o direito de apenas escolher cozinhar, antes vem a necessidade de garantir alimento saudável e saboroso aos meus pequenos. E cá entre nós, que coisa difícil devanear com duas crias demandantes em volta!

À caminho do forno

Hoje é quinta feira. Quinta sempre foi o meu dia de grandes reflexões. Explico: desde que vim morar em São Paulo, às quintas eu atendo no consultório. E dos encontros que minha prática profissional me propicia, a volta pra casa. seja de metrô ou dirigindo, sempre foi de uma vastidão fértil e rica de pensamentos sobre tudo e sobre qualquer coisa, como se o encontro com o outro amplificasse meu olhar para o mundo e para mim. Assim nasceu o "Devaneios de quinta", primeiro no plano das ideias, agora concretamente. (Atualmente também faço terapia às quintas, o que enriquece ainda mais minhas reflexões).

Diversas vezes tentei criar este espaço, mas, interpelada pelo caminho entre o lugar onde estava e o computador, fracassei. Hoje, em meio a tantas cores, achei que já era hora de fazer isso acontecer pra valer. E cá estou!

"Cores"


Hoje é quinta feira, o dia já vai longe, a primeira fornada já está assando, a berinjela já está pronta, o risoto caminhando, a mais velha já acordou, mas o pequeno ainda dorme, me dando a chance de devanear, nem que seja só um "cadinho".

Risoto de cenoura e alho poró + berinjela 

E meus devaneios tem trilha sonora. Em meio a carros e semáforos, eu e minha música alta somos uma coisa só, como se o mundo lá fora só fosse possível porque posso pensar e sentir aqui dentro!


2 comentários:

  1. Feliz por sua volta às letras soltas, Nivia! Longa vida aos seus devaneios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Gratidão pela visita, pelo comentário e principalmente pela amizade sincera e incentivo diário. Aqui tbm tem um pouco desse nosso encontro <3

      Excluir